ACÚSTICA
O ruído se emitido em elevada pressão sonora é considerado poluição, assim como os demais tipos de poluição que conhecemos.
Uma forma de estabelecer limites e diretrizes são as leis municipais que determinam esses limites através do zoneamento determinado pela prefeitura.
Caso o município não possua lei que regulamente os limites de ruído, existe a norma NBR 10151/20 que regulamenta e formaliza os limites mínimos diurno e noturno de acordo com o zoneamento do município.
Nesse caso, é importante estar ciente se o seu empreendimento está conforme a lei da sua cidade. Seja empresário ,seja vizinhança, todos temos direitos e deveres.
Portanto, seja lei municipal, seja a norma conhecida, nenhum estabelecimento ou residência estão imunes a fiscalização e aplicação das leis de proteção ao limite de ruído estipulado.
ABNT NBR 10151/2020 Incômodo à vizinhança
A NBR 10151, é uma norma que estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações. Também, apresenta procedimentos e limites para avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo.
Mas, em grande parte dos municípios brasileiros, existem leis e resoluções que também parametrizam os limites de ruídos por regiões, sendo eles responsáveis por estabelecer seus próprios limites. Nesse caso, nós priorizamos às leis municipais e, quando elas não existirem ou estiverem desatualizadas, cabe a NBR 10151/19 ser o parâmetro para a avalição do ruído em questão.
ABNT NBR 15575/2021 - Norma de Desempenho - Edificações Habitacionais
Refere-se a avaliação do impacto acústico sobre novos empreendimentos que permite conhecer antes da sua construção, o impacto acústico sobre as fachadas do futuro prédio procedentes de fontes de ruído do entorno (aeroportos, industrias, ferrovias, tráfegos, ...) e dimensionar o isolamento acústico de acordo com a Parte 4 da Norma de Desempenho NBR 15575/2021 que exige um isolamento acústico a ruído aéreo das fachadas de edificações de acordo com o nível de ruído do local onde serão construídos.
A demanda para esse tipo de serviço é direcionado à empresas que pretendem obter ou já obtiveram certificação da Norma 14001.
A NBR 14001 entende a emissão de ruído como um impacto ambiental - poluição sonora, que se excedido, causa incômodo para a comunidade, deixando a empresa em não conformidade com a norma e lei.
Assim, refere-se a avaliação do nível de ruído nas áreas vizinhas ao empreendimento, visando o atendimento aos Limites de níveis de ruído presente na norma NBR 10151 em relação ao período - diurno e/ou noturno - e o tipo de área habitada.
Aplicado a ABNT NBR 14001/2015 - Sistema de Gestão Ambiental
Sonômetro 01db Fusion
O sonômetro é um equipamento de eletrônica refinada com diversas funções flexíveis para medir os ruídos com muito mais precisão.
Com o objetivo de falar a mesma língua técnica, em 2019, ocorreu uma mudança na NBR10151, em que o sonômetro passou a ser a nova metodologia dos Laudos de Ruídos.
Nós da Reyouse utilizamos o equipamento exigido na nova norma, para garantir máxima eficiência.